<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 28, 2003


Temas a emitir no BLAST # 307 das 21:00 às 23:00 nos 97,5 MHz da RUM
Malmonde: “No one”; Adam West: “Paint it brown”; Murderdolls: “White wedding”; The No-Counts: “Pain it black”; Subway To Sally: “Giest Des Kriegers” ; Re:aktor: "Damage zone”;
KMFDM : ”WWIII”; P.O.D. : ”Will you”; Hardcore Superstar: “Breakout”; Boogieman: “14 Pictures”; Moonspell: “From lowering skies”; Arch Enemy: “Exist to exit”; Doomsword: “Heathen Assault”; Doomsword: “In the battlefield”; Nevermore:; “Tomorrow turned into yesterday”; Labyrinth: “Slave to the night”; Ballistic: “Watch me do it”; Anthrax: “Next to you”; Twentyinchburial: “The wicker man”; Burnt By The Sun:; “Battleship”; Dimmu Borgir: “Unorthodox manifesto”; Six Feet Under: “Bringer of blood”; Six Feet Under: “Murder in the basement”; Six Feet Under: “Amerika the brutal”;


E cá tivemos de novo os Rolling Stones. É óbvio que ninguém se deslocou para ver um solo de Richards, ou pelos dotes vocais de Jagger. O que aqui funciona é o misto de exposição itinerante, em que se ouve as "canções" e se vê os músicos ou se comenta sobre a idade deles, com o espectáculo de luz e som em que o concerto se tornou. Sem dúvida que para os que ontem estiveram em Coimbra, que o concerto de Stones é o maior concerto de Rock à face da Terra. Para os restantes, resta dividirem-se entre a lamentação de não terem ido e o cepticismo de quem acha que em tudo isto há algum exagero. Deixo para amanhã alguns comentários sobre a minha passagem pelo estádio de Coimbra…

sábado, setembro 27, 2003


A Nemesis é uma daquelas distribuidoras formiga. Passo a explicar: pequenina, mas trabalhadora, ao contrário das muitas cigarras que andam por aí. E tem uma página interessante com mp3 para conhecermos os artistas que distribui por cá e as notícias, etc, etc. Se houvesse mais distribuidoras assim, perdia-se menos tempo nas lojas a tentar ouvir discos!Por cá são os distribuidores oficiais das editoras Aftermath Music, Cruz Del Sur Music, Medusa Prod. , Die Hard, Lucky Seven, Twah! , e Hard Boiled! E atenção que o catálogo deles não é só Metal ou Punk!

sexta-feira, setembro 26, 2003


Lembram-se de vídeos como "Addicted to Love" e "Simply Irresistible"? Pois o seu interprete, Robert Palmer, faleceu hoje em Paris, de ataque cardíaco, com 54 anos.

Os Moonspell tocam no Coliseu de Lisboa no dia 8 de Novembro. Logo a seguir embarcam numa digressão americana com Type O Negative e Cradle of Filth!!

Os Dream Theatre terminam a sua digressão europeia de 2004 a 12 de Fevereiro no Coliseu do Porto. Podem verificar a informação aqui! O novo Cd intitula-se CD "Train Of Thought" e o seu lançamento está previsto para 11 de Novembro. Os temas nele contidos são:

1. As I Am
2. This Dying Soul
3. Endless Sacrifice
4. Honor Thy Father
5. Vacant
6. Stream Of Consciousness
7. In The Name Of God


Os Fantomas de Mike Patton e Dave Lombardo já anunciaram que o próximo disco se intitulará "Delirium Cordia" e terá uma única faixa com 55 minutos de duração. Olhem que não é caso único, já há uns anos os Sleep ultrapassaram a barreira dos 50 minutos para o modelo um álbun/uma canção!




Um mero acidente dirão os portugueses habituados a ver coisas piores nas nossas estradas. Mas ESTE acidente destruiu os estúdios onde os Nirvana gravaram o mítico "Nevermind"!

terça-feira, setembro 23, 2003


Aparentemente Max Cavalera separou-se dos restantes músicos de Soulfly - Marcello D. Rapp no baixo, Roy Mayorga na bateria e Mike Doling na guitarra- mas devido a compromissos para alguns concertos, já apresentou uma formação que o irá acompanhar em datas a ter lugar este fim de semana. Os novos músicos são: o guitarrista Marc Rizzo (ex-ILL NINO), baterista Joe Nunez (tinha tocado em "Primitive" e na respectiva digressão musical), e o baixista Bobby Burns (ex guitarrista de PRIMER 5)

segunda-feira, setembro 22, 2003



Dia 26 Outubro de 2003 a Division House vai promover o seu XI Metalfest. Este será, sem dúvida, um dos momentos altos deste ano em termos de concertos ao vivo. O cartaz é enorme e traz nomes há muito desejados em Portugal. O evento realiza-se no Hard Club de Gaia e estão anunciados os seguintes nomes: Exodus, Nuclear Assault, Agent Steel, Mortician, Grave, Callenish Circle, God Dethroned, Occult e Prospect. A organização marcou o início do concerto para as 16:00 e término para as 00:30. O preço do bilhete é de 35 Euros, havendo excursões organizadas a partir de diversos pontos do país. Dada a extensão do cartaz, haverá possibilidade de entrada e saída do Hard Club e preço especial de cerveja, além da habitual venda de merchandise.

domingo, setembro 21, 2003


Temas a emitir, hoje, no BLAST # 306 das 21:00 às 23:00 nos 97,5 MHz da RUM
Nevermore: “Enemies Of Reality”; Eidolon: “Twisted Morality”; Falconer: “The Coronation”; Gravity Pharm: “Why Can't This Be Love”; King's X: “Working Man”; Blue Man Group: “The Current”; Virgin Black: “Adorned In Ashes”; Elis: “Where You Belong”; Moonspell: “The Antidote”; Sally: “Neu”; Halo: “A Soft Place”; Pro-Pain: “Refuse/Resist”; Pro-Pain: “Iron Fist”; Disfear: “Powerload”; Vortex: “Go Away”; Glasseater: “Break Away”; Subway To Sally: “Unsterblich”; Murderdolls: “White Wedding”; KMFDM: “Jihad”; My Ruin: “Burn The Witch”; Stabb: “Shooter”; Hughes Turner Project: “Losing My Head”; Red Aim: “Salamander”; Adam West: “Eye To Eye”; The No-Counts: “Drive Me Wild”; Doc Holiday: “Renegade”.


A Rastilho é uma editora e distribuidora de Leiria especializada em Punk e Hardcore. Acabam de reeditar o Cd de 1997 dos lendários Trinta e Um "O Cavalo Mata", um clássico do HC da década de 90. Este lançamento da Rastilho vem num digipack, com booklet incluido, 2 temas extra ("LVHC" ao vivo e o vídeo "Coma 85" do mais recente "Não Há Regresso") e grafismo totalmente renovado. O Cd inclui 15 temas, com todos os grandes clássicos que marcaram uma década do HC nacional: "O Cavalo Mata", "Racismo Nunca Mais", "Porque Eu Acredito", "Mais um Atentado", "Contigo Será Diferente", "Devo ódio ao mundo" ou "Merda de Polícia".

quinta-feira, setembro 18, 2003


Segundo o Público, o novo trabalho dos Iron Maiden entrou para o quarto lugar de vendas em Portugal, enquanto o primeiro single está no número da respectiva tabela. Se com isso pudermos ouvir menos Tribalistas, por mim é óptimo!!


O BLAST! É fã assumido do grande Ted Nugent. Não só pela sua qualidade enquanto guitarrista, mas também pela figura em si. O autor de livros como «Kill It & Grill It» tem agora o seu próprio reality show. As regras, segundo o site KNAC.com , são básicas: Os concorrentes, em número de sete, tem que preencher determinados requisitos (ser gay, ou novaiorquino, ou vegano, etc…) e conseguir sobreviver a serem caçados pelo velho Nuge. O show intitula-se " Surviving Nugent" e estreia no VH1 americano a 5 de Outubro!


O Hard Club é A casa da música do Norte! Para Outubro os senhores de Gaia vão ter nomes como Heavenwood, Humancycle e Clinger (Dia 2, entrada livre); A apresentação do álbum de Anger a 4 de Outubro (entrada 5 euros); a 9 de Outubro actuam os Dimmu Borgir, Hipocrisy e Norther (entrada 18 euros). Para o resto do mês ainda estão agendados mais concertos com No Children, Aside, July 13, Flower Kings e o Xtreme Festival da Division House com Exodus, Nuclear Assault, Agent Steel, Grave, God Dethroned, Mortician, Carnal Forge, Occult e Callenish Circle.

quarta-feira, setembro 17, 2003


Os Corpus Christii estão de volta! Através da Hibérica e da Nightmare Productions lançam agora um álbum contendo oito temas e apenas disponível em vinil, numa edição limitada a 500 cópias. Intitula-se "Tormented Belief ". Ainda no campo dos CC, a referência ao concerto do próximo dia 18 de Outubro no Le Son, em Coimbra, com início às 21 horas e com os franceses Antaeus como cabeças de cartaz. As restantes bandas são Corpus Christii, In Thy Flesh e Flagellum Dei.
Entretanto, aqui fica a capa do disco:



Também no CC, vi o clip promocional para «Everything Invaded" dos Moonspell:O grupo vai actuando num pinhal (ao pôr do Sol?) ao mesmo tempo que paralelamente decorre uma história algo indefinida. Tal como em "Nocturna", estão presentes referência a fimes como "Texas Chainsaw Massacre", "Evil Dead" e "Vampires". Se foi rodado cá durante o Verão, então estão explicadas algumas das centelhas demoníacas que povoaram as matas portuguesas…

Acabei de o António Freitas, no Curto-Circuito, em conversa com os Alkateya. Conhecendo-o imagino o grande gozo que lhe deu poder ter os "lobos" na TV. Muitos desconhecerão, mas os Alkateya são uma das melhores bandas portuguesas de sempre. Numa altura em que gravar uma maqueta era mais difícil que é, hoje, editar um álbum e em que a média de concertos de bandas nacionais era de um por mês ou em que praticamente só os Iron Maiden sabiam onde ficava Portugal, os Alkateya eram um nome maior no cenário nacional. Recordo-me particularmente de uma tarde de sábado em que o António Sérgio, ao microfone da Rádio Comercial, durante o programa Lança-Chamas lançava um apelo do grupo para contactar o baixista desaparecido algures…
Para quem viveu o Metal da década de 80, os 15 minutos de fama, que os Alkateya tiveram hoje, é, de uma certa forma, motivo de orgulho.


Com o Setembro os concertos são sempre muitos, especialmente na segunda quinzena, assim dia 20 de Setembro os portugueses Vanadyum actuam no país basco, mais propriamente na Sala Tunk em Irun. A 21 de Setembro, pelas 16 horas, é a vez dos Holocausto Canibal se reunirem a Azagatel, E.A.K. e Anonymous Souls no 10Cibéis Bar em São João da Madeira.

Dos lados da GERMÂNICA Nuclear Blast, chegam algumas notícias:
Os noruegueses Dimmu Borgir estrearam o seu novo trabalho - "Death Cult Armageddon" - com boas entradas em diversas tabelas europeias: Finlândia (9º lugar), Noruega (2º lugar), Holanda (42º lugar), Austria (14º lugar), Alemanha (12º lugar), França (35º lugar) e Suiça (54º lugar). Já sabem, eles acutam por cá a 8 de Outubro no Paradise Garage e a 9 de Outubro no Hard Club.
Os Crematory estão de volta, para marcar o seu regresso, os góticos alemães vão lançar a 1 de Março um novo trabalho de estúdio, para já intitulado "Revolution".
Algures entre o Hardcore e o Thrash metal é como são caracterizados os hungaros Ektomorf, a mais recente aquisição da Nuclear Blast.
Randy Black é definitivamente o novo baterista dos Primal Fear. A 29 de Setembro lançam o DVD + CD “The History Of Fear”.
Os Dinamarqueses Raunchy vão lançar o seu disco "Confusion Bay", através da Sophomore, um dos braços da NB.
O segundo trabalho dos Thunderstone intitula-se "The Burning"!


Podemos ter BB ou os Reality Shows que as TVs desejarem, mas a censura continua a existir, mesmo no continente europeu. As últimas vítimas são os norte-americanos Exhumed que tiveram o seu Cd "Anatomy Is Destiny" impedido de ser distribuído na Alemanha, por alegadamente conter fotos demasiado realistas. Estranha "liberdade" esta…

Associação "Portugal Progressivo - Associação Cultural" (PP-AC), é uma associação como deviam existir mais. O que os move é o amor pela música e o seu único propósito é divulgar a música que realmente lhes interessa: O Prog Rock. Nesse âmbito, no próximo dia 18 de Outubro vão organizar mais um evento, desta feita no Hard Club em Gaia. O concerto terá como banda única os Flower Kings e está marcado para as 21:30 e o preço dos bilhetes é de 15 Euros. Como nota de curiosidade, refira-se que Daniel Gildenlow, vocalista e guitarrista dos Pain of Salvation, participará na tournée dos Flower Kings como músico convidado. Os mais curiosos podem ainda ler a entrevista dos Flower Kings ao MetalExpress!

terça-feira, setembro 16, 2003


As alterações das datas europeias do Ozzfest afectaram os concertos de HIM em Portugal, por isso os concertos agendados, inicialmente, para o mês de Novembro nos Coliseus de Lisboa e Porto, passam para os dias 08 e 09 de Fevereiro próximos, nos mesmo locais. Os bilhetes adquiridos para os espectáculos de 08 e 09 de Novembro serão válidos para as novas datas de 08 e 09 de Fevereiro de 2004. Um obrigado ao Luís Sousa!!!

Quando os vi ao vivo pela primeira vez, odiei. Na segunda detestei. À terceira comecei a mudar de ideias e a ver uma vontade de mudar e evoluir que merece respeito. Pelo meio editaram "Chapter XIII" que é um dos Eps de autor mais luxuosos que vi até agora em Portugal; A música nele contida é também interessante. Falo claro dos vimaranenses Bloody Tears. Já não os vejo há quase um ano, mas sei que continuam a querer mudar e evoluir. Não vou entrar na conversa do true ou false Black Metal, mas tudo isto é só para dizer que no 28 de Setembro, às 15:30 vão estar no Rock Café, em Medelo, Fafe.

segunda-feira, setembro 15, 2003


Segundo o site Dotmusic, Billy Corgan terminou a carreira dos Zwan. A ser verdade, a superbanda formada por Corgan após o final dos Smashing Pumpkins termina a sua carreira após a edição de um único álbum, "Mary, Star Of The Sea" datado de Fevereiro deste ano. Verifiquem a notícia aqui.

Haja paciência para as multi-edições que estão de novo na moda. Dia 23 de Setembro os Morbid Angel colocam cá fora o seu novo disco. Vejam só os formatos:
- Versão box-set com o Cd «Heretic», mais um Cd bónus, intitulado «Bonus Levels», contendo 18 faixas e ainda um autocolante;
- Caixa de duplo Cd contendo «Heretic» e «Bonus Levels»;
- Digipack contendo «Heretic» e «Bonus Levels»;
- Edição vinil, picture disc, de «Heretic»;
- Edição normal em Cd apenas de «Heretic»;


Os Pantera tem um novo site oficial: http://www.officialpantera.com/ Na secção de notícias informam que a 2 de Setembro irá estar disponível nas lojas uma colectânea que virá acompanhada de um DVD contendo faixas gravadas ao vivo em Moscovo e alguns clips promocionais. O nome da colectânea é: "The Best Of Pantera: Far Beyond The Great Southern Cowboys Vulgar Hits" e será editada pela Rhino Records.
Aqui vai a lista de temas a incluir no disco:
1. Cowboys From Hell
2. Cemetery Gates
3. Walk
4. Mouth For War
5. This Love
6. I'm Broken
7. Becoming
8. 5 Minutes Alone
9. Planet Caravan
10. Drag The Waters
11. Where You Come From
12. Cat Scratch Fever
13. I'll Cast A Shadow
14. Goddamn Electric
15. Revolution Is My Name
16. Hole In The Sky
E no DVD bónus, os temas são:
1. Cowboys From Hell
2. Psycho Holiday
3. Cemetery Gates
4. Mouth For War
5.This Love
6. Walk
7. 5 Minutes Alone
8. I'm Broken
9. Drag The Waters
10. Domination (Live in Moscow)
11. Primal Concrete Sledge (Live in Moscow)
12. Revolution Is My Name

Aparentemente a edição europeia terá um alinhamento diferente deste.


Entre 1994 e 2000 o Entulho Informativo da Underworld andou por aí a fazer estragos. Agora reclamam estar de volta e anunciam um novo número (o # 11) para a primeira semana de Outubro. Benvindos!!!

A Back to the Grave é uma webzine em inglês feita por portugueses. Está há poucos dias na net na sua versão experimental.

Os Alison Bentley são de Famalicão, assim como os Godiva. Na próxima Sexta-feira, dia 19 de Setembro vão actuar a partir das 22 horas no Antigo Campo da Feira (Famalicão) na Festa do Associativismo e Juventude.

Os Kafka vão estar em directo e ao vivo na Rádio Universitária do Minho na próxima quarta-feira, dia 17, a partir das 22 horas. Eu sei que não é Metal, mas a RUM é a minha rádio! Ok?

domingo, setembro 14, 2003


Temas a emitir no BLAST # 305 das 21:00 às 23:00 nos 97,5 MHz da RUM de hoje:

Glasseater: “Art of communication”; Glasseater: “Falling apart”; Stabb: “Stepping of the corner”;
A: “Good time”; My Ruin: “Spitfire”; My Ruin: “Burn the witch”; Deftones: “Hexagram”; Mondo Generator: “Here we come”; Vortex: “Go away”; KMFDM: “WWIII”; KMFDM: “From here on out”; Re:Actor: “Impact”; Entombed: “Incinerator”; Burnt By The Sun: “Battleship”; Moonspell: “From lowerin skies”; Bludgeon: “Last rites”; U.D.O: “Restless and Wild”; Ballistic: “Collision course”; Thunderbolt: “Enforcer”; Eidolon: “Twisted morality”; Nemesis: “Queen of fate”;
Stratovarius: “I walk to my own song”; Victory: “Starman”; Rage: “Soundchaser”; Destruction: “Metal discharge”; Neoplasmah: “Interplanetary inner sanctum”; Dimmu Borgir: “For the world to dictate our death”; Krisium: “Thorns of heaven”; Krisium: “Murderer”.

sábado, setembro 13, 2003


Em entrevista ao BLAST!, Fernando Ribeiro dos Moonspell, anunciou a edição para 2004 de um DVD a ser editado pela Century Media. Nas palavras do vocalista este DVD pretende ser um documento do que os Moonspell já fizeram até hoje, com um concerto focado numa das datas da digressão de «The Antidote», além de também conter material e curiosidades que abarcarão a história da banda. A digressão europeia está agendada para Dezembro e Janeiro, contando para já com Lacuna Coil, Passenger, Poison Black e Extol como bandas integrantes do cartaz. O grupo português espera ainda antes ter algumas datas em palcos nacionais. Sobre tudo isto e o novo disco «The Antidote», podem escutar a emissão de BLAST! do próximo dia 28 de Setembro, na Rádio Universitária do Minho, às 21 horas, como sempre.

sexta-feira, setembro 12, 2003


Morreu Johnny Cash. Tinha 71 anos e nos últimos anos tinham-no colocado na posição de patriarca da música americana. É curioso como a indústria da música americana precisa de recorrer a figuras mais velhas como que para explicar que tem já uma longa história. Todo o respeito no entanto para esta figura, que se tivesse nascido nos anos 70 sem dúvida teria feito companhia a Lynyrd Skynyrd e se hoje tivesse 20 anos certamente escolheria o desert rock. O seu último tema, "Hurt", recebeu um prémio da MTV e era uma versão de um original dos Nine Inch Nails. Já na cama de um hospital, foi a figura omnipresente nos últimos prémios da MTV americana. Na altura não deixei de esboçar um sorriso ao ver toda a comunidade hip-hop a ter de reverenciar a figura de Cash, ele que sendo originalmente da área country representa a América branca. Uma última reflexão: Cash tinha 71 anos e uma vida cheia. Afinal nem sempre as drogas matam…cedo.

Muitos vão rumar a Coimbra para verem os Rolling Stones, mas para outros o caminho no dia 27 é para Santa Marta de Penaguião (mais propriamente no Mercado Municipal) onde terá lugar a primeira edição do "Penaguião MetalFest - Liperske I", Stuprum Dei (Alijó), Amor-te (Chaves), Morbius (Amarante), Eternal Mourning (Santo André/Alentejo), In tha Umbra (Estombar/Algarve), Holocausto Canibal (Porto) e ThanatoSchizo a jogarem em casa.

Depois das versões nos discos, depois das bandas de versões e depois dos discos de tributo, pensava que já se tinha inventado tudo em termos de reciclagem de material antigo! Eis quando os Metallica surgem com uma nova proposta: recriar o visual dos grupos. Foi isso que fizeram vestindo roupas e cabeleiras que os aproximassem visualmente de Led Zeppelin. E assim se fizeram fotografar para a revista Esquire.

Isto de começar é sempre complicado… mas tudo bem. Logo no nascimento tenho de agradecer ao Luís Sousa pelo empurrão deste blog associado ao Blast da Rádio Universitária do Minho!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?